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Envelhecimento dos Pneus

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21/09/2018 12:00 Geral

O pneu envelhece se não for utilizado ou se for utilizado poucas vezes. A superfí­cie e a lateral quebrando, o que ás vezes acontece junto com a deformação da carcaça, é uma evidência do envelhecimento. Pneus antigos e envelhecidos devem ser verificados por um especialista, para que ele determine se os pneus podem continuar ou não sendo usados. Os pneus feitos para veí­culos como trailers, que ficam parados por longos perí­odos, tem a tendência de envelhecer e romper de maneira mais rápida, em comparação de pneus usados com muita frequência. Em tais circunstâncias é necessário deixar o trailer elevado com cavaletes de modo a evitar a deformação dos pneus.

É necessária a atenção aos pneus reservas (estepe), que podem estar velhos, e se isso acontecer, eles devem ser substituí­dos o mais rápido possí­vel.
Rendimento Quilométrico
Quando usados com frequência os pneus ficam sujeitos ao desgaste natural, causado pelo atrito durante a rodagem na estrada. O tempo de duração de um pneu depende do carro, do tipo de superfí­cie sobre o qual se dirige, do estilo de direção e outros fatores de importí¢ncia semelhante, entre eles está um tipo de composto usado, por exemplo.

Importante salientar a necessidade da manutenção periódica do veí­culo, analisando alinhamento de direção, balanceamento de rodas, folgas na suspenção, etc. De modo a garantir a maior durabilidade dos pneus.

Procure um revendedor Morecap mais próximo, para obter informações adicionais sobre a manutenção do seu veí­culo.
Pressão dos Pneus
Os pneus são os únicos pontos de contato entre seu carro e a estrada. A pressão de calibragem é um fator extremamente importante, que afeta a segurança na direção, a quilometragem e o consumo de combustí­vel. Tanto uma calibragem abaixo do ideal quanto uma acima, podem afetar de forma negativa o ní­vel de desempenho do seu pneu: portanto é importante sempre manter a pressão correta no seu veí­culo.

Os 10 mandamentos da manutenção preventiva

  1. As pressões devem ser verificadas regularmente em pneu frios (incluindo o de reserva - estepe). Nunca reduza a pressão do ar enquanto os pneus estiverem quentes, pois é normal que ela cresça além das pressíµes frias.
  2. Os pneus devem ser substituí­dos quando suas superfí­cies demostrarem sinais de desgaste, mesmo que o desgaste seja somente parcial (ex: desgaste irregular)
  3. Verifique o carro periodicamente e/ou os impactos do desgaste anormal
  4. Faça o balanceamento dos pneus periodicamente, ou quando ocorrer vibração
  5. Quando ocorrer impactos ou furos, verifique também a parte interna do pneu
  6. Nunca estacione sobre locais com óleo, solvente, etc., pois eles podem causar danos aos pneus
  7. Cumpra o código de velocidade e o í­ndice de carga
  8. Os pneus radiais (mesmo os novos) devem sempre ser montados nos eixos traseiro, a instalação deve estar sempre completa e correta
  9. O estilo e a velocidade de direção afetam diretamente a vida do pneu
  10. Faça uma verificação geral de condições do pneus regularmente através do seu consultor do Grupo Morecap.


Com que frequência devo verificar a pressão dos pneus?
As verificações de pressão devem ser feitas a cada duas semanas, usando um medidor preciso, incluindo também o pneu reserva (estepe).
Em quais condições a pressão deve ser verificada?
A pressão dos pneus devem ser verificadas quando os pneus estiverem frios. Os aumentos de pressão durante a circulação dos veí­culos as vezes excedem os 20%. Isso é normal e previsto quando os pneus são projetados.



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