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Fatores que influenciam a quilometragem dos pneus

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21/09/2018 12:00 Geral

A quilometragem total do pneu depende de fatores como: forma de condução e manutenção do veí­culo, condições do piso e a escolha certa do pneu para o tipo de aplicação. Para se obter dos pneus os melhores resultados em termos de aderência, duração e segurança é fundamental que eles sejam adequadamente utilizados. Seguem algumas recomendações:

Pressão de calibragem
A pressão de calibragem deve ser aquela indicada pelo fabricante do veí­culo. O seu controle deve ser feito pelo menos uma vez na semana, com os pneus sempre frios porque os mesmo se aquecem durante o rodar e o calor provoca o aumento de pressão inicial. Utilizar nessa operação um calibrador devidamente aferido e não esquecer o estepe.

A pressão correta proporciona ao pneu um apoio perfeito no solo e desta forma a rodagem apresenta um desgaste normal. Quando a pressão é insuficiente, o pneu tende a se apoiar mais nas laterais da rodagem e estas se desgastam prematuramente. Além disso o flexionamento do pneu torna-se muito acentuado, contribuindo para o aumento do calor, o que prejudica a estrutura do pneu. Quando a pressão é excessiva, o pneu apoia-se na faixa centra da banda de rodagem, a qual sofre um desgaste mais rápido e o conforto do veí­culo é prejudicado.

Influências das Estradas e a Maneira de Dirigir
O tipo de pavimento das estradas tem influência direta na durabilidade dos pneus. Quanto mais abrasivo é o piso e quanto mais precária é a situação da estrada, menor tende a ser a quilometragem do pneu. O traçado da estrada por sua vez, também influi no rendimento. Assim, estradas com muitas curvas, desní­veis, subidas e decidas, solicitam muito mais o pneus ao efeito do arrastamento, freadas e aceleradas, reduzindo consequentemente sua vida útil. Por essas razões é fundamental dirigir com regularidade e manter velocidades compatí­veis com cada tipo de estrada. Paralelamente deve ser evitado os impactos violentos contra buracos e obstáculos, bem como roçamento contra meio fio, que podem causar avarias graves a carcaça do pneu (quebra de cordéis e bolhas).  

Inspeções Periódicas e Rodí­zios
Periodicamente é muito importante realizar a inspeção dos pneus, verificando a uniformidade do consumo e se não existe avarias no flanco e na banda de rodagem que exijam reparos nos pneus ou até mesmo sua retirada de uso. A presença de desgastes irregulares ou o surgimento de vibrações são fatores que determinam a necessidade de um novo alinhamento e balanceamento de rodas. Por outro lado os pneus montados num mesmo veí­culo podem com o uso apresentar na banda de rodagem um consumo irregular devido as condições do veí­culo, como por exemplo: suspenção, amortecedores, distribuição de carga, variação das curvaturas das estradas, tipo de percurso etc. Algumas dessas irregularidades podem ser resolvidas através de trocas sistemáticas das posições das rodas dos veí­culos para automóveis, caminhonetas, utilitários, caminhonetes ou ônibus, recomendado em média para cada 5.000 km.



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